DOAR AGORA

Encontro discute processos de gestão e de viabilidade econômica para EES

Encontro discute processos de gestão e de viabilidade econômica para EES
14 de dezembro de 2015 zweiarts

Representantes de 27 empreendimentos econômicos solidários participaram do 2º Encontro de Formação da Rede de Comércio Justo e Solidário, promovido pela FLD no dia 10 de dezembro, em Porto Alegre (RS). O encontro foi assessorado por Luis Paulo Arena e Terezinha Pinta, da organização Cooperação Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa (Capina), e reuniu representantes de diversas regiões e de diferentes áreas de atuação para discutir os Processos de Gestão e Viabilidade Econômica.

Além do espaço para compartilhar saberes, os grupos que trabalham com artesanato, alimentação, serviços, reciclagem e confecção, puderam, de forma democrática e participativa, elencar prioridades para serem trabalhadas no âmbito da Rede de Comércio Justo e Solidário no próximo ano. No total, 50 pessoas de Porto Alegre, Alegrete, Rosário do Sul, Ivoti (RS) e Almirante Tamandaré (PR) estiveram presentes.

A Rede de Comércio Justo e Solidário foi criada em 2012 por iniciativa da FLD como um instrumento de fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários. A atuação se dá por meio da promoção da economia solidária e do comércio justo e solidário, na busca por relações comerciais socialmente justas, e do intercâmbio de saberes e aprendizagens baseadas na promoção de direitos. 

Atualmente, integram a rede 47 empreendimentos, com atuação em seis segmentos produtivos: alimentação, artesanato, confecção, reciclagem, serviços e atividades culturais. Cerca de 90% dos grupos são formados por mulheres e, juntos, somam aproximadamente mil pessoas.