DOAR AGORA

Feminista Enid Backes é homenageada no Dia Mundial de Direitos Humanos

Feminista Enid Backes é homenageada no Dia Mundial de Direitos Humanos
10 de dezembro de 2015 zweiarts

“Hoje é um dia especialmente alegre para nós, primeiro, por estarmos concretizando um desejo muito antigo, que é disponibilizar materiais e produção teórica e política sobre Feminismo e Gênero, e, segundo, por podermos agradecer Enid Backes, uma pessoa maravilhosa”, disse, emocionada, a cientista política e jornalista Télia Negrão, coordenadora da organização Feminino Coletivo Plural. 

A fala abriu o momento da inauguração do Acervo Feminista Enid Backes, em homenagem à socióloga cuja trajetória marcou décadas do movimento feminista no Rio Grande do Sul. O projeto, que recebe apoio da FLD, envolve oficinas e a entrega de caixas de livros às comunidades sobre temas de gênero e feminismo, além de articular-se com o Grupo de Estudos Feministas e o Ponto de Cultura Feminista Corpo Arte e Expressão, em curso na entidade.

A inauguração foi realizada no dia 10 de dezembro, em Porto Alegre (RS), marcando o Dia Mundial dos Direitos Humanos e o encerramento da Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres. Enid Backes, 84 anos, presente no evento, disse que uma das coisas boas da idade é ser acarinhada. “Sempre trabalhei com muita amorosidade”, disse ela. “Também briguei, nas horas certas, mas coloquei muito amor e carinho no meu trabalho”. Outro ponto destacado pela feminista foi a importância de espaços como este, para a preservação da história e da memória coletiva.

O assessor de projetos da FLD, Rogério Aguiar, falou em nome da secretária executiva, Cibele Kuss, que está em atividade no Acre, organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e promovida pelo Fórum ACT Brasil e outras entidades. “Nos sentimos honradas e honrados em participar desta iniciativa tão importante e diferenciada, junto com o Coletivo Feminino Plural, parceiro de longo tempo da FLD”.

Mais informações sobre o Acervo Feminista Enid Backes podem ser obtidas junto ao Coletivo Feminino Plural, localizado na Rua Andrade Neves, 154/84, no centro de Porto Alegre, telefone 51 3221-5298.