FLD prorroga editais 2015 para seleção de projetos

Notícias

FLD prorroga editais 2015 para seleção de projetos

A FLD prorrogou o prazo de recebimento de projetos nos editais de Justiça Econômica (edital 1), Justiça Socioambiental (edital 2) e Direitos (edital 4). O novo prazo de entrega é até o dia 26 de abril.  O encerramento do Edital de Diaconia (edital 3) continua sendo 3 de maio.

Importante:

  • O projeto deve ser elaborado no formulário em WORD, que está abaixo, para download, e somente depois gravado no formulário eletrônico, disponível em http://www.fld.com.br/projetos/propostaprojeto.php…
  • O encaminhamento dos projetos deve ser feito via formulário eletrônico.
  • Dúvidas podem ser esclarecidas com Graziella Emmert, pelo fone 51 3225 9066 e/ou pelo email [email protected]
  • Abaixo, algumas informações gerais. Informações detalhadas encontram-se nos editais disponíveis para download.

1.    Edital de Justiça Econômica

Objetivo: Selecionar projetos de economia solidária que promovam o fortalecimento dos grupos e empreendimentos, principalmente nas áreas de qualificação da produção para o comércio justo e solidário. Serão priorizados projetos vinculados a redes de economia solidária.

Público beneficiário: grupos e empreendimentos econômicos solidários formados prioritariamente por mulheres.

Organizações elegíveis: grupos e empreendimentos econômicos solidários.

Abrangência: região Sul do Brasil.

2.    Edital de Justiça Socioambiental

Objetivo: selecionar projetos direcionados para a conservação do Bioma Pampa, envolvendo o manejo sustentável de recursos naturais de forma integrada à qualidade de vida da população.

Os projetos devem atender pelo menos um dos seguintes aspectos:

  • Manejo sustentável de recursos naturais.
  • Promoção de atividades de geração de renda e fortalecimento de cadeias produtivas associadas à conservação dos recursos naturais do Bioma Pampa.
  • Valorização de aspectos socioculturais e ambientais que contribuam para a identidade de pessoas habitantes do Pampa.
  • Promoção e/ou fortalecimento de processos associativos e articulações locais e regionais vinculados à conservação do Bioma Pampa.
  • Fomento a estratégias solidárias de divulgação e comercialização de produtos.
  • Produção orgânica de alimentos para comercialização e/ou subsistência.

Público beneficiário: grupos de agricultura, pecuária familiar e apicultura, de artesanato, de pesca, comunidades indígenas e quilombolas, juventude rural, grupos de geração de trabalho e renda, assentamentos da reforma agrária, além de grupos urbanos que atendam aos requisitos e objetivos deste edital.

Organizações elegíveis: organizações da sociedade civil.

Abrangência: municípios abrangidos pelo Bioma Pampa

3. Edital de Diaconia

Objetivo:

Foco temático 1) Selecionar projetos de instituições diaconais voltados para a realização de processos de avaliação e planejamento institucional. A FLD compreende os processos de avaliação e planejamento como parte substantiva do fortalecimento institucional. As instituições diaconais respondem a um cenário complexo de violação de direitos nos territórios de atuação e estão diante de crescentes desafios em termos de sustentabilidade, governança e gestão. Neste sentido, avaliar a caminhada institucional e planejar o projeto político pedagógico de atuação são estratégias fundamentais para a promoção da diaconia transformadora.

Foco temático 2) Selecionar projetos diaconais voltados para a promoção da justiça de gênero envolvendo processos de formação das equipes.

Para a FLD, Justiça de Gênero é a existência de relações de poder igualitárias entre mulheres e homens e a eliminação dos sistemas institucionais, culturais e interpessoais de privilégio e opressão que fundamentam a discriminação. A justiça de gênero é compreendida na interseccionalidade com geração, etnia, classe social e orientação sexual. Acesse a Política de Justiça de Gênero da FLD para mais informações: http://fld.com.br/index.php/fld/publicacao/politic…

A instituição proponente deverá optar por um dos focos temáticos.

Público beneficiário: mulheres e homens que integram as equipes de trabalho dasinstituições diaconais.

Organizações elegíveis: instituições diaconais, comunidades, gruposligados a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Não serão considerados projetos oriundos de pessoas físicas, de instituições que tenham finalidade lucrativa (seja como requerentes ou como executoras), de órgãos governamentais, de universidades ou de autarquias do poder público.

Abrangência: nacional.

4.    Edital Garantia de Direitos

Objetivo: selecionar projetos que correspondam a uma das seguintes áreas temáticas (a instituição proponente deverá optar por um dos focos temáticos mencionados abaixo).

  • Democratização da comunicação.
  • Juvenilização e feminilização da epidemia de HIV/AIDS.
  • Direitos sexuais e reprodutivos.
  • Enfrentamento ao extermínio da juventude negra.
  • Direito à terra e moradia.
  • Direito à liberdade religiosa.
  • Mobilidade humana.

Público beneficiário: mulheres, homens e juventudes.

Organizações: coletivos, redes, movimentos, organizações não governamentais.

Abrangência: nacional.