DOAR AGORA

Gestor visita cooperativas vinculadas à Rede de Catadoras e Catadores

Gestor visita cooperativas vinculadas à Rede de Catadoras e Catadores
29 de abril de 2015 zweiarts

O gestor de projetos da Petrobras, Marcello Brandão, que acompanha o projeto Catadoras e Catadores em Rede, da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) em parceria com Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, esteve em Porto Alegre (RS) nos dias 31 de março e 1° de abril. Nestes dois dias, visitou a sede de FLD, cooperativas de catadoras e de catadores e prestação de serviços realizada junto ao time de futebol Sport Clube Internacional.

A secretária executiva Cibele Kuss apresentou o trabalho da FLD, e em seguida fez-se um relato sobre o atual estágio do projeto. Maria Tujira Cardoso, coordenadora da Associação de Catadoras e Catadores Amigos da Natureza (Aclan) contou sobre as conquistas alcançadas em Uruguaiana (RS): desde 2013, mais de 40 catadoras e catadores saíram do lixão e assumiram a coleta seletiva solidária.

Além disso, a assessoria e formação, promovidas pelo projeto, contribuíram na implantação de processos administrativos e fortaleceram a autogestão. Alex Cardoso, membro da equipe de Articulação do MNCR, disse que através do projeto foi possível acompanhar as audiências realizadas no Estado do Rio Grande do Sul, referentes à elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

À tarde, o gestor esteve na Cooperativa de Catadores do Loteamento Cavalhada (Ascat). Ali, conversou sobre as atividades no galpão de reciclagem e sobre as ações do projeto patrocinado pelo Programa Petrobras Sociambiental, para promover a inclusão produtiva e cuidados com o meio ambiente.

No dia seguinte, Brandão foi até a Cooperativa de Catadores de Gravataí (Cootracar), onde visitou o entreposto e o galpão de reciclagem e acompanhou uma parte do percurso da coleta de materiais recicláveis, feito pelo caminhão da cooperativa. O coordenador da Cootracar, Alexandre Camboim, e o assessor técnico da FLD, Paulo Galante, apresentaram o plano de instalação da unidade de beneficiamento do PP e PE, que está em fase de preparação.  

À tarde, de volta a Porto Alegre, conheceu o trabalho de prestação de serviço realizado por catadoras e catadores da Rede Catapoa, que integra o projeto Catadoras e Catadores em Rede, no estádio do time de futebol Sport Clube Internacional.