DOAR AGORA

Integrantes da Rede de Comércio Justo e Solidário aprovam regimento interno

Integrantes da Rede de Comércio Justo e Solidário aprovam regimento interno
12 de abril de 2015 zweiarts

A Rede de Comércio Justo e Solidário promoveu, no dia 10 de abril de 2015, um encontro com representantes dos empreendimentos que compõem a rede, para discutir e aprovar, de forma coletiva, seu regimento interno. O documento foi construído pelo Conselho Gestor e tem como objetivo orientar e normatizar o funcionamento da rede, no que se refere à sua natureza, finalidade, abrangência, direitos e deveres dos empreendimentos, formas de adesão a proposta e participação, entre outros. O processo de construção do regimento, e também o encontro, se deu com a assessoria da filósofa e integrante do empreendimento econômico e solidário Vivá Moara, Zadi Zaro. 

Cinquenta e três pessoas de grupos de diversos municípios do Rio Grande do Sul participaram do evento. Na pauta, a discussão sobre o sentido de um regimento interno e sobre o vínculo entre o documento e qual o tipo de rede de comércio justo se quer construir, seguida da leitura do documento, apresentação de destaques e aprovação.

“A participação tão significativa foi uma grande alegria”, disse a assessora técnica e responsável pela Rede de Comércio Justo na FLD, Graziella Emmert. “Significa o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito e a possibilidade do crescimento e fortalecimento da iniciativa”.

A Rede de Comércio Justo e Solidário é uma articulação de Empreendimentos da Economia Solidária, criada pela FLD, com o objetivo de promover um comércio justo, por meio da aproximação entre produtoras e produtores e consumidoras e consumidores.  Além disso, viabiliza o intercâmbio de saberes e aprendizagens entre os empreendimentos.