DOAR AGORA

Manejo rotativo de pastagens contribui para renovação de pastagens nativas

Manejo rotativo de pastagens contribui para renovação de pastagens nativas
25 de maio de 2015 zweiarts

Nos dias 20 e 21 de maio foi realizado o curso de Manejo Rotativo de Pastagens – Módulo I, do Projeto Pampa da FLD, em parceria com a Emater. O curso envolveu 28 representantes de assentamentos da reforma agrária, comunidades quilombolas e associações da agricultura e pecuária familiar, dos municípios de Manoel Viana, Alegrete, Uruguaiana e Rosário do Sul (RS).

A programação incluiu visitas de intercâmbio nos municípios de Bagé e Livramento (RS), com aulas de campo em propriedades de pecuária de corte e de leite que utilizam o Pastoreio Racional Voisin. O sistema, criado por Andre Voisin, consiste em manejo de pastagens por meio da divisão do campo em piquetes, de forma que enquanto uma área está em uso, outras estão em descanso. O sistema contribui para a sanidade animal (enfraquecimento ou ruptura de ciclos de parasitas), a recuperação de solos e a renovação de pastagens nativas, de modo a colaborar com a conservação do Bioma Pampa, inclusive na prevenção de processos erosivos e de arenização.

As visitações ocorrerem na Cabanha Topador, em Livramento, propriedade de pecuária de leite que utiliza o sistema Voisin exclusivamente em campo nativo desde 2004, e na Fazenda Conquista, em Bagé, propriedade de pecuária de corte onde o sistema de manejo funciona desde 1964, através da instalação do engenheiro agrônomo Nilo Romero, pioneiro do Voisin no Brasil. O grupo também passou pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas do Pampa, para visualizar as estratégias de bioconstrução e manejo de solo e de água.

As atividades foram ministradas por Leopoldo Reis, da empresa Voitec Tecnologia em Voisin, e João Rockett, do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa (IPEP).

A segunda etapa do curso será desenvolvida com a implantação de uma unidade demonstrativa do Pastoreio Racional Voisin no assentamento Santa Mercedes, em Manoel Viana. A iniciativa tem como objetivo formar multiplicadores neste sistema específico de manejo.

Cadastre-se para receber nossa newsletter

Personel Maaşları