DOAR AGORA

Novo Conselho da Aliança ACT realiza primeira reunião com análise de prioridades

Novo Conselho da Aliança ACT realiza primeira reunião com análise de prioridades
12 de maio de 2015 zweiarts

Entre os dias 6 e 9 de maio, integrantes do Conselho de ACT, eleito na Assembleia Geral de outubro de 2014, estiveram em Bruxelas, na Bélgica, para sua primeira reunião. Integram o conselho 17 representações de regiões, uma representação da Federação Luterana Mundial e uma representação do Conselho Mundial de Igrejas.

“Foram dias de trabalho intenso”, disse a assessora de projetos na área de Justiça Econômica da FLD, Angelique van Zeeland, que representa a América do Sul no órgão. Na pauta, 22 assuntos estratégicos, entre os quais: a definição das prioridades do conselho, partindo daquelas identificadas na Assembleia de 2014; aprovação do balanço e auditorias financeiras; e reestruturação do Secretariado de ACT.

Entre os assuntos, Angelique destaca três: a aprovação da estratégia de Comunicação, que, entre outros itens, regula o uso conjunto da marca das organizações membro da Aliança ACT, a revisão dos documentos de apelo à Aliança ACT em situações de emergência e a aprovação da Política de proteção a crianças da Aliança ACT.

Incidência e Aliança ACT

Conselheiras e conselheiros participaram, na noite do dia 5 de maio, da integração da Associação de organizações de desenvolvimento da Europa relacionadas ao Conselho Mundial de Igrejas (Aprodev), com nova denominação: Aliança ACT Europa (em inglês, Act Alliance EU), que está voltada para a incidência de ACT junto à União Europeia.

Aprodev, agora Aliança ACT UE, reúne as 14 maiores agências europeias de ajuda humanitária e desenvolvimento, que trabalham junto ao Conselho Mundial de Igrejas: Pão para Todos, Pão para o Mundo, Christian Aid, Igreja da Suécia, Ajuda das Igrejas Norueguesas, Diakonia da Alemanha, Ecumenical Development Cooperatian (EAEZ), Ajuda da Igreja da Finlândia, HEKS, ICCO, Kerk in Actie, Christian Aid Ireland, Hungarian Interchurch Aid e Icelandic Church Aid.

De acordo com o presidente do Conselho da Aliança ACT UE, Ueli Locher, a integração faz todo o sentido, uma vez que as 14 agências já são membros de ACT. “O mais significativo é que a integração vai permitir ampliar nosso trabalho em países mais pobres, fortalecendo as iniciativas de ACT para influenciar processos globais pela paz, superação da pobreza e das injustiças”, disse.

Aliança ACT EU tem como propósito influenciar decisões da União Europeia que reflitam diretamente sobre países do terceiro mundo. A organização tem um imenso acúmulo em temas como políticas de desenvolvimento, segurança alimentar, mudanças climáticas e questões de gêner

A Aliança ACT reúne 145 igrejas e organizações vinculadas a igrejas, como a FLD, atuando em mais de 140 países, em ajuda humanitária, desenvolvimento e incidência. 

Foto: Aliança ACT