DOAR AGORA

Oficina de Apoio Psicossocial de Base Comunitária é realizada no Acre

Oficina de Apoio Psicossocial de Base Comunitária é realizada no Acre
11 de dezembro de 2015 zweiarts

O Fórum Ecumênico ACT Brasil promoveu, nos dias 8 e 9 de dezembro, em Rio Branco (AC), oficina de Apoio Psicossocial de Base Comunitária, assessorada pela Fundação Luterana de Diaconia e organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). A articulação e mobilização da atividade contaram com a cooperação de lideranças religiosas dos municípios de Assis Brasil e de Rio Branco. 

A oficina é uma atividade do projeto “O Haiti é aqui”, que representa uma resposta ecumênica, na área de ajuda humanitária, frente ao contexto de intenso fluxo migratório de haitianas e haitianos na região. O projeto tem apoio da FLD, da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cese) e da Caritas. A ação do CONIC se deu como espaço ecumênico de articulação com lideranças religiosas no Acre, que estão envolvidas no apoio a imigrantes. 

A programação da oficina incluiu temas como bem-estar integral, princípios orientadores, prevenção à violência de gênero, o papel de lideranças religiosas, cuidado espiritual, primeiros cuidados psicológicos e código de conduta. 

Para Moussa Faye, Sheikh da Comunidade Islâmica de Rio Branco, vindo do Senegal ao Brasil em fevereiro de 2013, “aprender sobre o código de conduta foi muito importante, pois há inúmeros problemas de relacionamentos entre pessoas brasileiras e imigrantes, muito preconceito, e as pessoas precisam ter orientações para não discriminar”.

Ao todo, 24 pessoas participaram da atividade, entre representantes da comunidade islâmica de Rio Branco, do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin), da Caritas, da Pastoral do Migrante, da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Pastoral da Pessoa Idosa, da Pastoral da Mobilidade Urbana, do Abrigo de Imigrantes, da Pastoral Carcerária, da Companhia de Jesus e Irmãs de Notre Dame.

FLD e Ajuda Humanitária 

A inclusão do tema Ajuda Humanitária na atuação institucional da FLD deu-se em 2011, a partir do vínculo com a Aliança ACT (Action by Churches Together), uma associação global de igrejas e organizações relacionadas a igrejas, dedicada à erradicação da pobreza, injustiça e defesa dos direitos humanos. O trabalho da FLD se dá especialmente nas áreas de prevenção de risco de desastres e da formação em Apoio Psicossocial de Base Comunitária (APBC), por meio de projeto apoiado pela Ajuda das Igrejas Norueguesas (AIN).

APBC é uma metodologia que acrescenta uma dimensão mental e social para a tradicional ajuda humanitária. Tem assumido uma significância considerável, tornando-se um dos pontos estratégicos na ação em emergências, uma vez que quando o bem-estar psicossocial das pessoas afetadas é abordado, elas tendem a se beneficiar mais com os outros componentes dos esforços de recuperação. 

Foto: Ana Patrícia Ferreira/Comin