DOAR AGORA

Participação de kaingangs no Dia da Igreja permite diálogo e aproximação cultural

Participação de kaingangs no Dia da Igreja permite diálogo e aproximação cultural
28 de maio de 2015 zweiarts

No dia 24 de maio de 2015 o Sínodo Vale do Taquari, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), realizou mais uma edição do Dia Sinodal da Igreja, dessa vez no Lar Pella Bethânia, em Taquari (RS). O evento contou com a participação de diversas entidades, que expuseram seu trabalho. Contou também com a presença de indígenas do povo Kaingang, que vivem nessa mesma região, acompanhadas e acompanhados pelo Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin).

Oito pessoas da Terra Indígena Foxá, do município de Lajeado (RS), estiveram no evento expondo e vendendo seus artesanatos. As principais peças artesanais expostas eram cestos feitos de taquara e cipó, casinhas de passarinho e luminárias feitas de cipó, colares de sementes, arcos e flechas tradicionais e filtros dos sonhos.

Além de possibilitar sustentabilidade através da venda do artesanato, o dia trouxe diversos momentos de aproximações culturais, por meio de diálogos com as visitantes e os visitantes do evento. Momentos como estes são oportunidades para desfazer estereótipos e de aproximar pessoas, independente das diferenças culturais que existam.

Texto e fotos: Conselho de Missão entre Povos Indígenas