DOAR AGORA

Proame Cedeca realiza ações de mobilização contra extermínio de adolescentes e jovens

Proame Cedeca realiza ações de mobilização contra extermínio de adolescentes e jovens
15 de setembro de 2015 zweiarts

O Proame Cedeca, com apoio da FLD, por meio do seu Programa de Pequenos Projetos, da KNH, Trensurb e Imagem Comunicação Estratégica, desenvolve o projeto Pelo Direito à Vida, que busca provocar a reflexão e sensibilizar a sociedade sobre o extermínio de adolescentes e jovens. O tema, pouco visibilizado no cenário nacional, precisa ser entendido como um fenômeno social que requer ações coletivas para o seu enfrentamento.

Os dados demonstram uma triste realidade: todos os dias, morrem cerca de 82 jovens entre 16 e 29 anos. Entre eles, 93% são do sexo masculino e 77% são negros.

Trinta mil adolescentes e jovens foram vítimas de violência letal em 2012. Segundo a UNICEF, mais de 42 mil adolescentes, de 12 a 18 anos, poderão ser vítimas de homicídio nos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes entre os anos de 2013 e 2019, se as condições atuais não forem modificadas.

Considerando a situação regional, temos 10 municípios da região metropolitana de Porto Alegre que figuram entre as 12 primeiras posições no ranking de homicídios da população jovem (por 100 mil) no Rio Grande do Sul.

Pensando nisso, o projeto Pelo Direito à Vida realiza uma série de ações de sensibilização e mobilização. Durante os meses de setembro e outubro, os adolescentes e jovens que participam das atividades do Proame Cedeca estarão em várias estações da Trensurb, distribuindo panfletos informativos para os usuários do trem, além de realizar esquetes e outras atividades.

O projeto, que iniciou em agosto, terá ações até novembro e contará com esquetes teatrais, oficinas de grafite, rodas de conversa sobre extermínio de adolescentes e jovens e a distribuição de materiais informativos.

Mais informações pelo telefone (51) 3592 4553 ou pelo e-mail: comunicacao@proamecedeca.org.br.

Texto: Márcia Bernardes, assessora de Comunicação do Proame Cedeca/Fotos Equipe Proame Cedeca