DOAR AGORA

Projeto Pampa e Emater promovem oficinas de Agroecologia em Alegrete (RS)

Projeto Pampa e Emater promovem oficinas de Agroecologia em Alegrete (RS)
4 de maio de 2015 zweiarts

Duas oficinas de Agroecologia foram realizadas no município de Alegrete (RS), nos Assentamentos da Reforma Agrária Novo Alegrete e Unidos pela Terra, respectivamente nos dias 29 e 30 de abril. A promoção foi do Projeto Pampa, em parceria com a Emater, e contou ainda com a presença de representantes do Assentamento Santa Maria do Ibicuí, do município de Manoel Viana |(RS).

As atividades, ministradas por João Rockett, diretor do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Pampa (IPEP), integraram teoria e prática, de modo que princípios da agroecologia foram abordados junto à observação do ambiente e à construção de diferentes tipos de compostos orgânicos, biofertilizantes e canteiros instantâneos. Também foi feita uma prática de queima de ossos com casca de arroz para a produção de fosfito, adubo rico em fósforo que auxilia na ativação de defesas das plantas.

Estas oficinas foram construídas coletivamente a partir das visitas de assessoria técnica desenvolvidas em março deste ano, de acordo com demandas e interesses apresentados por cada grupo, constituindo um conjunto de programações que envolve principalmente os assentamentos da região da fronteira oeste do RS.