DOAR AGORA

​FLD no Congrenaje: Nem tão Doce Lar, Rede de Comércio Justo e Solidário e Rede de Diaconia

​FLD no Congrenaje: Nem tão Doce Lar, Rede de Comércio Justo e Solidário e Rede de Diaconia
30 de julho de 2016 zweiarts

Em diálogo com o tema Pela Graça (não?) temos valor!, que orientou o 23º Congresso Nacional da Juventude (Congrenaje), da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a FLD participou com três de suas inciativas que propõem Diaconia Transformadora: a exposição interativa Nem tão Doce Lar, a Rede de Comércio Justo e Solidário e a Rede de Diaconia.

Realizado de 24 e 29 de julho, em Timbó (SC) e acolhido pelo Sínodo Vale do Itajaí, o Congrenaje reuniu 1.500 jovens de todo o país e de igrejas irmãs membros da Federação Luterana Mundial (FLM), que vieram ao Brasil para o encontro. No decorrer dos cinco dias, aconteceram palestras, estudos bíblicos, música, apresentações culturais e painéis com debates. As jovens e os jovens vindos de outros países também puderam relatar suas experiências e seu protagonismo na sociedade em que estão inseridos.

Superação da Violência

A exposição itinerante Nem Tão Doce Lar NTDL trouxe ao evento a discussão sobre o tema violência doméstica e familiar, por meio da reconstituição de uma típica casa brasileira, com informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças e jovens e indicam espaços de acolhimento às pessoas em situação de violência.

Além de estar aberta para visitação durante os cinco dias, a Nem tão Doce Lar acolheu, no seu espaço, duas oficinas, com a participação, em cada uma, de 40 pessoas: A violência de gênero na música popular brasileira, em parceria com o Programa Gênero e Religião das Faculdades EST, de São Leopoldo (RS), conduzida por Ketlin Schuchardt, graduanda em Teologia e bolsista de iniciação científica do programa; e Identidades de gênero, conduzida pela professora Georgia Martins Faust, do Coletivo Feminista Casa da Mãe Joana, de Blumenau (SC), a convite do Coletivo Inclusão Luterana.

Comércio Justo

O espaço da Rede de Comércio Justo e Solidário ficou sob o cuidado de Ecilda Rodrigues Barcelos da Silva e Cacilda Rodrigues Barcelos da Silva, da Pé por Pé, que representaram os empreendimentos integrantes da rede. Além de comercializarem produtos, elas conversaram com as e os visitantes sobre outra forma de consumo, mais consciente e responsável, um dos objetivos da proposta. Também relataram sobre outro item importante do projeto, que é a promoção de formação para integrantes dos empreendimentos, em questões como justiça de gênero, gestão, produção e comercialização.

Instituições em Rede

A Rede de Diaconia, que articula instituições diaconais da IECLB, com foco no fortalecimento da atuação, formação, incidência pública e sustentabilidade, participou com um estande, disponibilizando materiais informativos. Durante todo o Congrenaje, foram apresentados slides com fotos das instituições vinculadas à IECLB. A iniciativa é coordenada pela Fundação Luterana de Diaconia, em parceria com a IECLB, por meio do secretário Adjunto para Missão e Diaconia, pastor Altemir Labes, e da coordenadora de Diaconia e Inclusão, diácona Carla Jandrey.