DOAR AGORA

Associações recebem formação em Planejamento Estratégico Participativo

Associações recebem formação em Planejamento Estratégico Participativo
10 de outubro de 2016 zweiarts

A equipe do projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta ministrou oficinas de Planejamento Estratégico Participativo (PEP) em três associações de catadoras e catadores de materiais recicláveis, na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul nos meses de setembro e outubro do corrente ano.

No mês de setembro, foram realizadas oficinas na Associação de Catadoras e Catadores Amigos da Natureza (Aclan), em Uruguaiana, na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Rosário do Sul (ACMRS) e Associação de Recicladores Profetas da Ecologia de Santiago (ARPES). No início de outubro foi realizada a segunda oficina do PEP em Uruguaiana e Santiago.

O PEP é realizado com a participação de todas as cooperadas e os cooperados, em duas oficinas. A primeira tem o objetivo de identificar problemas que a associação ou cooperativa possui e organizá-los em uma árvore de encadeamento lógico. A segunda oficina parte do levantamento da primeira e aponta os resultados esperados pelo grupo. Cada resultado esperado exige um planejamento e, para isso, utiliza-se a dinâmica dos cinco dedos – o quê, como, quem, quando e onde –, para alcançar os objetivos propostos.

A aplicação desta metodologia em associações e cooperativas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul aponta que, apesar da diversidade cultural, problemas semelhantes são enfrentados por organizações em outros municípios. Entre os problemas mais citados estão a falta de estrutura adequada, os altos custos de manutenção e a dificuldade de diálogo com o poder público municipal.

Após a realização das duas oficinas de planejamento um plano de gestão é elaborado e entregue para cada cooperativa/associação, que sintetiza as discussões apresentadas por cada cooperada e cooperado nas oficinas. Dessa forma, constrói-se um consenso coletivo sobre os problemas e suas respectivas soluções.

Abaixo, os locais onde o plano já foi entregue:

ACRA

São Francisco de Assis

13/09/2016 

CATAPAMPA

COCAMARP

Rio Pardo

28/09/2016

COCARI

Cachoeira do Sul

27/09/2016

COOMCREAL

Encruzilhada

27/09/2016

COLETA SOLIDARIA VGR

ARSARI

Gravataí

22/09/2016