DOAR AGORA

Coletivo Feminino Plural promove concurso sobre empoderamento político de mulheres

Coletivo Feminino Plural promove concurso sobre empoderamento político de mulheres
2 de novembro de 2016 zweiarts

Com objetivo de promover a discussão sobre a participação politica das mulheres no meio universitário o Coletivo Feminino Plural, de Porto Alegre (RS), promove o Concurso Acervo Feminista Enid Backes – Conhecimento é Poder, para a valorização de monografias, artigos, ensaios e relatos de experiência ligados ao tema central Empoderamento Político das Mulheres.

Os trabalhos devem seguir as disposições previstas no edital disponível aqui. As inscrições estão abertas de 1 de outubro a 20 de novembro de 2016 e terão como premiações a publicação em periódico acadêmico e a apresentação em workshop em março de 2017.

A ideia parte da constatação de que a teoria feminista ainda não encontra o espaço que merece no campo da educação e as discussões sobre a Teoria de Gênero na estrutura curricular demonstram o quanto a universidade está desafiada a promover o debate. Por outro lado, há um crescente espaço de discussão que precisa ser qualificado com elementos teóricos e de pesquisa.

O concurso Acervo Enid Backes abordará exclusivamente o empoderamento político das mulheres em espaços formais e informais de participação. Propõe-se à reflexão sobre as desigualdades de poder, a presença/ausência nos espaços de poder e decisão, impactos das violências, discriminações, estereótipos de gênero na presença/ausência das mulheres nos processos decisórios; e o debate sobre a qualidade da democracia e da cidadania frente à baixa representação das mulheres na política.

O concurso tem por objetivo promover a reflexão e estimular a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, tendo como ênfase o empoderamento político das mulheres, com enfoque da diversidade e considerando o conceito de Justiça de Gênero contido na Política de Justiça de Gênero da Fundação Luterana de Diaconia, disponível aqui.  

A iniciativa é feita em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia, sendo apoiada pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Mulher e Gênero da UFRGS, Núcleo de Estudos de Gênero da PUCRS, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Ética e Direitos Humanos da PUCRS, Programa de Extensão da UERGS, Programa de Gênero e Religião e Núcleo de Pesquisa de Gênero da Faculdades EST, Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (Comdim/POA).

Poderão participar estudantes dos níveis de Graduação e Pós Graduação do ensino superior do Rio Grande do Sul.

Concurso Acervo Feminista Enid Backes – Conhecimento é Poder:

  • Período de Inscrições: 1º de outubro a 20 de novembro de 2016
  • Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação do ensino superior do Rio Grande do Sul.
  • Serão aceitos trabalhos de conclusão desde que apresentados a partir de 2014, monografias, artigos, ensaios e relatos de experiência.
  • Normas e inscrição acesse o Edital no link: edital-concurso-acervo-enid-backes.

Informações: 3221 5298

Fichas de inscrição que acompanham os trabalhos deverão ser solicitadas pelo e-mail: coletivofemininoplural.conc@gmail.com

Fonte: http://femininoplural.org.br/