DOAR AGORA

Criatitude: publicação promove diálogo sobre justiça de gênero

Criatitude: publicação promove diálogo sobre justiça de gênero
5 de agosto de 2016 zweiarts

Promover e motivar o diálogo sobre relações equitativas e superação de violências: esse é objetivo central da publicação CRIATITUDE – pela Justiça de Gênero, lançada durante o Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE) da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), em julho desse ano.

A publicação, elaborada a partir da necessidade de discussão sobre o tema, identificada pelas e pelos jovens durante a realização do último congresso, em 2014, é resultado da parceria entre o Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE), a Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB, o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

De acordo com o assessor de projetos da FLD, Rogério Oliveira de Aguiar, “o material foi produzido com o intuito de promover a discussão sobre o tema nas mais diferentes perspectivas. Quando falamos em Justiça de Gênero, estamos propondo ações coletivas voltadas para a superação do machismo, da lgbtfobia, da misoginia, da violência sexista, do androcentrismo e de todas as formas autoritárias de subjugação com base em determinismos biológicos e construções sociais perpetuadoras de injustiças”.

Ainda que o público prioritário do Criatitude seja de pessoas e grupos vinculados à IECLB, o material pode ser trabalhado em diferentes espaços. Entre os temas, estão: Análise de gênero por meio da música; Cyberbulling; Gênero, publicidade e mídia; Reflexão de gênero x ideologia de gênero; e Juvenilização da epidemia de Aids, entre outros.

A publicação está disponível para download aqui.

Fotos: Fernanda Scherer