DOAR AGORA

Em favor do Estado laico: campanha #NãoEmNomeDeDeus

Em favor do Estado laico: campanha #NãoEmNomeDeDeus
26 de abril de 2016 zweiarts

Integrantes do Fórum Ecumênico Brasil decidiram lançar, no dia 20 de abril, uma campanha em defesa da democracia e do Estado laico. A iniciativa é um repúdio ao uso do nome de Deus repetido por deputados e deputadas – dos mais diversos partidos, de Norte a Sul do país – para justificar “sim” na votação do impeachment de Dilma Rousseff, fato que representa claro atentado à laicidade que o Congresso deve ter.

Pois bem: a partir de uma visão crítica desse episódio, onde houve uma literal instrumentalização do nome de Deus e da Bíblia para justificar ações dentro do parlamento, qual seja, a admissibilidade ou não da deposição de uma presidente, a ideia é mobilizar pessoas de diferentes confissões religiosas para reafirmar a necessidade de que o Estado permaneça laico, de fato e de direito, de modo que credos religiosos (sejam eles quais forem) não sejam a razão pela qual vota este ou aquele político.

O nome da campanha é #NãoEmNomeDeDeus e defende que toda candidata e todo candidato tem o dever de representar a sociedade como um todo e não apenas grupo religioso ao qual ela ou ele pertence.

COMO A CAMPANHA SERÁ FEITA?

Ela será feita pelas redes sociais. Portanto, se você concorda com o mote dessa iniciativa, encaminhe sua foto para a equipe de comunicação da CESE (cesecomunica@cese.org.br), usando a hashtag #NãoEmNomeDeDeus. Ela será postada na página da organização www.facebook.com/cese1973. Se preferir, basta postar uma foto sua nas redes sociais com a descrição #NãoEmNomeDeDeus.

Vamos juntas e juntos fazer com que essa hashtag chegue aos trending topics de todas as mídias sociais Brasil afora.

Fonte: Conic