DOAR AGORA

Evento na Colômbia aborda garantia de direitos sexuais e relação com teologia e espiritualidade

Evento na Colômbia aborda garantia de direitos sexuais e relação com teologia e espiritualidade
2 de dezembro de 2016 zweiarts

Cerca de 250 pessoas, entre pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores, lideranças religiosas, representantes de coletivos e organizações da sociedade civil, da Colômbia, Brasil, Argentina, Suécia e África do Sul, participaram, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, do Encontro Internacional de Teologia, Saúde Sexual e Direitos, na Pontífice Universidade Javeriana de Bogotá, na Colômbia.

O evento teve como pontos centrais de discussão a garantia de direitos sexuais, a superação da violência de gênero, a superação do estigma contra as pessoas vivendo com HIV e AIDS e a relação direta desses temas com a teologia e a espiritualidade.

Do Brasil, estiveram 10 pessoas, entre as quais o assessor de projetos na área de Diaconia e Direitos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Rogério Oliveira de Aguiar, que falou no painel sobre A produção de conhecimento teológico sobre gênero e sexualidade. O painel esteve relacionado à pesquisa de mesmo nome, conduzida pelo professor e coordenador do Programa Gênero e Religião, da Faculdades EST, André Musskopf, e sua equipe. A FLD e a organização Coletivo Feminino Plural, de Porto Alegre (RS), integram a pesquisa.

A participação da FLD também se deu na oficina sobre a Nem tão Doce Lar, apresentada como metodologia diaconal de superação da violência doméstica e familiar sob o titulo. A exposição interativa foi montada em versão reduzida, para que as e os participantes pudessem visualizar a proposta.

O evento foi realizado em parceria com a Faculdades EST, por meio do Programa Gênero e Religião, com apoio da Igreja Luterana da Suécia.