DOAR AGORA

FLD promove formação na área de gestão para empreendimentos da Economia Solidária

FLD promove formação na área de gestão para empreendimentos da Economia Solidária
25 de junho de 2016 zweiarts

“O Curso de Introdução à Viabilidade Econômica e Gestão Democrática de Empreendimentos Populares da Rede de Comércio Justo e Solidário foi construído com a equipe da FLD, especificamente a partir das demandas identificadas pelos grupos que compõem esta rede, que é vinculada à FLD”, disse a psicóloga, educadora e pesquisadora, Terezinha Pimenta, da entidade parceira da Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa (Capina). Junto com o assistente social Luis Paulo Arena Alves, Terezinha assessorou o segundo módulo, em 22 e 23 de junho, em Porto Alegre (RS), que teve a participação de 22 representantes de 11 empreendimentos. O primeiro ocorreu em abril, em Viamão (RS).

Nos dois dias, atividades práticas de gestão tiveram destaque. O desafio foi promover uma feira para comercialização de produtos no espaço da casa onde foi realizado o curso. Durante o exercício, as mulheres trabalharam em três grupos: um ficou responsável por coordenar o processo de montagem da feira, pensando a programação, a distribuição dos grupos e dos produtos; outro cuidou da infraestrutura, incluindo a reserva do local, soluções para a montagem da estrutura e apoio a outras equipes; já o terceiro grupo assumiu a Comunicação, ficando responsável pela divulgação, pelo registro, com fotos e pequenos textos, e pela programação cultural. Mulheres representantes de cada um dos empreendimentos atuaram como observadoras e levaram suas considerações no dia seguinte para o grande grupo.

No final do encontro, o pedido geral das participantes foi para que a FLD continue com o processo de formação, trazendo outros temas desafiadores para os empreendimentos.

A administradora e psicóloga Maria Luiza Barbosa, que integra a equipe da Capina, acompanhou a realização do segundo módulo em Porto Alegre.

Foto (da esq. para dir.): Maria Luiza Barbosa, Luis Paulo Arena Alves e Terezinha Pimenta