DOAR AGORA

Jubileu de Ouro: Serviço de Projetos de Desenvolvimento da IECLB deu origem à FLD

Jubileu de Ouro: Serviço de Projetos de Desenvolvimento da IECLB deu origem à FLD
27 de outubro de 2016 zweiarts

A criação do Serviço de Projetos de Desenvolvimento (SPD) da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – que, no ano 2000, deu origem à Fundação Luterana de Diaconia (FLD) – celebra 50 anos. O historiador Dr. Rolf Schünemann, pastor da IECLB, relata um pouco dessa história, em artigo publicado no Portal Luteranos.

De acordo com Schünemann, nos primeiros 10 anos, o SPD, instituído em 1966, aprovou 185 projetos, distribuídos em 18 estados brasileiros. “Os recursos em grande parte destinaram-se para a construção de escolas, hospitais e centros sociais, para a implantação de centros de treinamento profissional urbanos e rurais”.

Schünemann ressalta o inestimável legado do SPD: “Incalculáveis são os seus frutos. A vivência da fé por meio de ações voltadas para as pessoas fragilizadas e empobrecidas do país foi incrementada substancialmente durante estas cinco décadas. O despertamento e o desenvolvimento de inúmeros trabalhos diaconais podem ser tributados aos apoios dados pelo SPD”.

Com a criação da FLD, em 2000, o SPD recebeu personalidade jurídica e assumiu, por meio do Programa de Pequenos Projetos da nova organização, “o papel de intermediação de recursos de apoio a grupos e projetos voltados para grupos socialmente vulneráveis e comunidades empobrecidas em todo o território brasileiro”.

Atualmente, além do Programa de Apoio a Projetos, a FLD trabalha com parceiros estratégicos, entre os quais o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin). Também coordena e executa iniciativas, como a exposição Nem tão Doce Lar, a Rede de Comércio Justo e Solidário, o Projeto Pampa, o projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta e a Rede de Diaconia, esta em parceria com a Coordenação de Diaconia e Inclusão da IECLB.

Leia aqui o artigo na íntegra.

Fonte: www.luteranos.com.br