DOAR AGORA

Nem tão Doce Lar e Rede de Comércio Justo presentes no Congresso Internacional da Faculdades EST

Nem tão Doce Lar e Rede de Comércio Justo presentes no Congresso Internacional da Faculdades EST
20 de setembro de 2016 zweiarts

A exposição interativa Nem tão Doce Lar, da FLD, esteve no III Congresso Internacional da Faculdades EST, realizado de 12 a 16 de setembro, em São Leopoldo (RS). O Núcleo de Pesquisa de Gênero/Programa Gênero e Religião (NPG/PGR) foi parceiro na iniciativa.

Além da visitação, a Nem tão Doce Lar foi espaço para a realização das oficinas: Mulheres promovendo a cidadania, coordenada por grupos de promotoras legais populares (Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria/CECA e Themis) e grupo de Teologia Pública da EST; A música brasileira e a banalização da violência contra as mulheres, coordenada pelas musicoterapeutas Daniéli Busanello Krob e Luciana Steffen (PGR); e Mulheres com deficiência e violência, coordenada por Elisanda Carolina dos Santos, Integrante do Coletivo Feminino Plural e coordenadora do Grupo Inclusivass.

O acolhimento às e aos visitantes foi feito por promotoras legais populares e por catadoras da Cooperativa Uniciclar, de São Leopoldo. As catadoras participam do projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta, executado pela FLD, em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e financiado pela União Europeia.

Outra proposta compartilhada pela FLD durante o evento foi a Rede de Comércio Justo e Solidário. Nesse espaço, empreendimentos vinculados à iniciativa e ao Fórum de Economia Solidária de São Leopoldo puderam apresentar e comercializar seus produtos. Quem visitou o estande também pode conhecer a proposta do projeto, de fomentar e promover outra forma de consumo, mais solidário, consciente e responsável.