DOAR AGORA

Circuito carioca: espaço de visibilidade da proposta da economia popular solidária

Circuito carioca: espaço de visibilidade da proposta da economia popular solidária
20 de julho de 2017 zweiarts

Fortalecer a visibilidade de empreendimentos da Economia Solidária é uma das propostas do projeto Circuito Carioca da Economia Solidária, que recebe apoio do Programa de Pequenos Projetos (PPP) da FLD. O circuito é uma rede de comercialização que reúne outras 17 redes do Fórum de Economia Solidária do Rio de Janeiro (RJ), abrangendo mais de 600 artesãs e artesãos.

A proposta transformou-se em política pública, voltada para geração de trabalho e renda de grupos que vivem em situação de risco social, fora do mercado de trabalho e em faixas etárias marginalizadas no mundo formal do trabalho. Sua criação se deu a partir da criação da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário do Município do Rio de Janeiro e o Fórum Municipal de Economia Solidária, em 2009.

Atualmente, empreendedoras e empreendedores estão buscando transformar as feiras do Circuito Carioca de Economia Solidária em eventos culturais, inseridos no calendário turístico da cidade do Rio de Janeiro. Um dos objetivos é ampliar o número de espaços de comercialização, resultando em um aumento das vendas e maior visibilidade da proposta da Economia Solidária.