DOAR AGORA

FLM, CMI e ACT divulgam declaração sobre Ordem Presidencial dos EUA contra pessoas refugiadas

FLM, CMI e ACT divulgam declaração sobre Ordem Presidencial dos EUA contra pessoas refugiadas
31 de janeiro de 2017 zweiarts

A Federação Luterana Mundial (FLM), o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e a Aliança ACT, da qual a FLD é membra, publicaram uma declaração sobre a Ordem Executiva Presidencial dos EUA, intitulada Protegendo a nação contra a entrada de terroristas estrangeiros, e seu impacto sobre pessoas refugiadas.

“As medidas foram introduzidas em nome da proteção contra a entrada de terroristas naquele país. No entanto, entendemos que, na prática, esta ordem prejudica ainda mais aquelas pessoas que são as próprias vítimas do terrorismo, do genocídio, da perseguição religiosa e com base em gênero e da guerra civil”, diz o documento, disponível em inglês.

A ordem suspende por 120 dias todo o programa de admissão dos EUA de pessoas refugiada, proíbe indefinidamente a entrada de refugiadas e refugiados sírios e suspende a entrada de cidadãs e cidadãos de sete países de maioria muçulmana.

“Nossa fé chama cristãs e cristãos a amar e acolher pessoas estrangeiras, refugiadas, deslocadas internamente, ou seja, a outra e o outro. Somos chamadas e chamados a tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados. A Escritura e o ensinamento de nosso Senhor Jesus Cristo são categóricos quanto a isso.”

Ao citar as Escrituras, a declaração exorta os EUA a honrarem sua tradição de receber e dar refúgio a populações ameaçadas por violências, perseguições e guerras, e suas obrigações sob as leis do direito internacional. 

O mundo está enfrentando a maior crise de deslocamento forçado desde a Segunda Guerra Mundial e 86% dos refugiados estão sendo hospedados em países em desenvolvimento. “A proibição da entrada de mais da metade do número de pessoas que o país recebe a cada ano não só afeta gravemente aquelas em situação de risco de vida, mas também incentiva outros países desenvolvidos a diminuírem seu compromisso com ações futuras de proteção internacional para pessoas refugiadas.”

“Lamentamos particularmente a suspensão específica e indefinida da admissão de refugiadas e refugiados vindos da Síria, em vista do grave conflito e da crise humanitária na região”, diz a declaração. “Este é um fracasso enorme em termos de compaixão e de responsabilidade.”

“Ao mesmo tempo, aplaudimos todas e todos, incluindo igrejas e organizações relacionadas a igrejas, que têm sido incansáveis em servir as pessoas que conseguiram fugir – especialmente da Síria e do Oriente Médio – e apoiá-las em suas novas vidas nos EUA e em outros países.”

“Estamos juntos com todas e todos que pedem a reversão imediata da ordem executiva.”

A FLM e seus parceiros da Aliança ACT atendem pessoas refugiadas e pessoas deslocadas de 25 países. Em 2016, a FLM concedeu ajuda a 2,3 milhões de refugiadas e refugiados no mundo.

Fonte: www.lutheranworld.orgwww.oikoumene.org; tradução: Susanne Buchweitz/Comunicação FLD