Privacy Overview
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Always Active
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.

No cookies to display.

Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.

No cookies to display.

DOAR AGORA

Projeto Leitura de Mundo promove aprendizado da convivência e do respeito às diferenças

Projeto Leitura de Mundo promove aprendizado da convivência e do respeito às diferenças
31 de julho de 2017 zweiarts

Momento contação de mitos Huni Kuin na comunidade Huwa Karu

Durante todo o primeiro semestre de 2017, a Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira, em Rio Branco (AC), esteve, em parceria com o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), executando o projeto “Lei 11.645/08”. Nele foram realizadas rodas de conversa, apresentação de vídeos, palestras e exposições fotográficas de alguns povos indígenas e o lançamento do caderno Semana dos Povos Indígenas 2017- Sobre Crianças Indígenas. Este material é organizado pelo COMIN. O projeto culminou no dia 13 de julho, com o encerramento das atividades do semestre.

O IX Projeto Leitura de Mundo teve como título Os verdadeiros donos dessa terra e foi realizado com alunos e alunas do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos. Em parceria com o COMIN, a escola também realizou uma visita/vivência até a comunidade Huwã Karu, do povo Huni Kuin, em Plácido de Castro (AC), com duas turmas de alunos e alunas do 9º ano. Houve um dia inteiro de atividades na comunidade, com a participação de alunos e alunas durante os momentos de canto e dança Huni Kuin, visita ao igarapé e roçados e momento para contação de mitos Huni Kuin.

Alunas e alunos ficaram encantadas e encantados com a experiência na comunidade Huwã Karu e estão programando outra visita à comunidade no segundo semestre.

“Durante todo o primeiro semestre de 2017, trabalhamos sobre as línguas e culturas dos povos Huni Kuin e Apurinã e, vindo até a comunidade Huwã Karu, pudemos vivenciar na prática tudo aquilo que tanto eu como minhas alunas e meus alunos aprendemos um pouco na teoria. A recepção da comunidade foi muito bonita, eu estou muito feliz por essa experiência”, relata a professora de língua portuguesa, Gabriela Martins de Souza. 

Segundo a coordenadora Aderlene Moura Rodrigues, a iniciativa Leitura de Mundo não é somente um projeto de leitura. Trata-se de ampliar a visão de mundo, que não é só uma decodificação de palavras, mas também de muitos assuntos que não estão nos conteúdos curriculares. O interessante foi o quanto alunas e alunos, e professoras e professores aprenderam sobre os povos indígenas.

A parceria do COMIN, através das palestras, exposições fotográficas, apresentações de vídeos, materiais didáticos e, principalmente, a ponte feita para que a escola fosse até a comunidade Huni Kuin, foi muito importante para o projeto. A maior lição para todas as pessoas envolvidas, principalmente para alunos e alunas, foi que, assim como o preconceito, o respeito também é adquirido.

A identidade do indivíduo é o elemento prioritário para justificar seu pertencimento ao grupo social. Desta forma, é tarefa das instituições de ensino permitir e valorizar essa construção social. A escola deve estar atenta a seu papel social, permitindo que estudantes vivenciem o aprendizado da convivência e do respeito às diferenças. Acima de tudo, permitir compreender a história e a cultura, formadas a partir de uma construção vivida e necessárias para sua formação cidadã.

O COMIN, em parceria com a Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira tem trabalhado na busca do conhecimento, informação, ação e principalmente na quebra de tabus e preconceitos no que se refere aos povos indígenas. 

O Leitura de Mundo foi encerrado, mas as atividades sobre a Lei 11.645/08 nas escolas continuam durante o segundo semestre.

Fonte: www.comin.org.br