DOAR AGORA

Rede de Comércio Justo e Solidário realiza encontro com empreendimentos

Rede de Comércio Justo e Solidário realiza encontro com empreendimentos
4 de agosto de 2017 zweiarts

Trinta e cinco pessoas, de 23 Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), participaram do Encontro Geral da Rede de Comércio Justo e Solidário (RCJS), no dia 3 de agosto, em Porto Alegre (RS). A rede foi criada em 2012, pela FLD, para promover o fortalecimento dos EES e despertar a responsabilidade social em consumidoras e consumidores, promovendo também a justiça de gênero e a gestão democrática.

O encontro teve como objetivo avaliar a atuação da rede nos últimos três anos e planejar os próximos três anos. Na parte da manhã, realizou-se um trabalho em grupos sobre as mudanças promovidas pela RCJS, no âmbito pessoal, no âmbito dos empreendimentos, na relação com outros EES da rede e na relação com comunidades, sínodos e instituições da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Entre as questões citadas, estão a troca de experiências, a melhoria na gestão, entrelaçamento e união entre os empreendimentos e o acolhimento e respeito á diversidade.

Na parte da tarde, foi apresentado o novo site comerciojustofld.com.br e um empreendimento de cada setor: alimentação, artesanato, confecção, reciclagem e serviços. Outro tema trabalhado foi o planejamento da rede para os próximos três anos, com sugestões de atividades e temas para formação. Entre as sugestões, está a qualificação para a comercialização dos grupos, a questão da sustentabilidade do projeto e a realização de um grande encontro com empreendimentos econômicos solidários e organizações parceiras da rede.

Conheça os empreendimentos e seus produtos no site comerciojustofld.com.br e acompanhe informações no facebook.

Ao adquirir produtos da rede, você apoia o trabalho de grupos e associações formadas especialmente por mulheres, que constroem sua autonomia, sustentam suas famílias e movimentam a economia das comunidades locais.