DOAR AGORA

Rolês nas Quebradas – buscando o empoderamento de jovens mulheres

Rolês nas Quebradas – buscando o empoderamento de jovens mulheres
10 de dezembro de 2017 zweiarts

O projeto Rolês nas Quebradas – buscando o empoderamento de mulheres jovens, implementado em comunidades da região metropolitana de Recife (PE), propõe a realização de rodas de diálogo frente ao contexto de perda de direitos e violência contra as mulheres no Brasil. O público prioritário é composto por jovens mulheres, que dialogam e discutem sobre um tema específico, apresentado durante o encontro. Os temas são relacionados à realidade de onde vivem, e, além da formação, a conversa busca pensar em alternativas para enfrentar os problemas identificados, pensando também na criação de políticas públicas. A partir do tema da Justiça de Gênero, as temáticas propostas para os rolês incluem feminicídio e violência doméstica, orientação sexual e de gênero, análise das mudanças do currículo do ensino médio e escola sem partido, saúde da mulher e gravidez, mulheres na política e políticas públicas para as mulheres, economia solidária e mídia.

As comunidades envolvidas são Alto José do Pinho, Totó, Morro da Conceição, Peixinhos e Passarinho, todas com experiências e movimentos de atuação política e luta por direitos. No entanto, conforme o projeto, a juventude, que nesse período de avanço das políticas públicas iniciou um processo de empoderamento, agora, no atual cenário, necessita de espaços de diálogos para potencializar os debates e a organização social em torno de suas bandeiras. Dar continuidade a esse processo é fundamental para uma geração organizada e articulada, para construir um país de igualdades.

A iniciativa, que recebe apoio do Programa de Pequenos Projetos (PPP) da FLD, é do Centro de Comunicação e Juventude (CCJ), formado a partir de um coletivo que trabalha junto a organizações sociais, universidades e parceiros de outros estados do país. O CCJ-Recife realiza ações no campo da formação e capacitação nas linguagens de comunicação e participação dos espaços de discussões, proposições e controle das políticas públicas voltadas para juventude e comunicação.