Aconteceu no dia 12 de setembro, em Itajaí (SC), o Encontro Geral da Rede de Comércio Justo e Solidário, com a participação de empreendimentos econômicos solidários do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ao todo, estiveram presentes 47 pessoas de 36 empreendimentos dos três estados.
Na oportunidade, foi eleita a nova composição do Conselho Gestor da rede de Comércio Justo e Solidário para 2018/2020: no segmento da alimentação, Pé por Pé e Cooperativa Vida Saudável; artesanato, CEPESI, Erva Doce Artesanato, Associação Toque de Anjos e AMES; confecção: Associação Teares do Sul e Mãos Amigas; reciclagem: Associação Cristiano Kraemer e Associação dos Artesãos da Feitoria; e serviços: Mãos Unidas e Cooperbom. As atribuições do Conselho Gestor consistem no planejamento, monitoramento e avaliação de todas as ações pertinentes ao funcionamento da Rede.
Também foi discutido e aprovado o regimento interno do Fundo Justo e Solidário da Rede. O fundo irá contribuir com a sustentabilidade da Rede.
Este foi o primeiro encontro que reuniu os empreendimentos dos três estados. Houve muito troca de saberes, conhecimento e experiência.
“Ao adquirirem produtos da Rede de Comércio Justo e Solidário, as pessoas estão apoiando o trabalho de grupos e associações formadas especialmente por mulheres, que constroem sua autonomia, sustentam suas famílias e movimentam a economia das comunidades locais”, afirma a assessora programática da FLD, Angelique van Zeeland. “Além disso, a iniciativa propõe outra forma de pensar o consumo, a partir de um compromisso social, da justiça de gênero, da promoção do associativismo e da solidariedade.”