DOAR AGORA

Escolas e educação para solidariedade e paz

Escolas e educação para solidariedade e paz
24 de agosto de 2018 zweiarts

No dia 21 de agosto de 2018 foi realizada a reunião do Grupo de Trabalho Educação para Solidariedade e Paz, no Colégio Sinodal em São Leopoldo. Educação para Solidariedade e Paz é uma iniciativa da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e da Rede Sinodal de Educação (RSE), que teve início em 2012, com a realização de I Seminário de Educação Para a Solidariedade. Entre 2012 e 2016 foram realizadas diversas atividades, em parceria com algumas escolas. Em novembro de 2017, foi constituído o Grupo de Trabalho relativo à iniciativa, com a participação de representações de escolas da RSE, da Coordenação Pedagógica da SER, e da FLD. 

Essa foi a 4ª reunião do GT; a primeira e a segunda foram realizadas em novembro de 2017 e março de 2018, na FLD, e a terceira, no Instituto Evangélico de Novo Hamburgo (IENH).  Fazem parte do GT: Joni Roloff Schneider, coordenadora pedagógica da RSE; Isabel Cristina Vetter Lizakoski, do IENH; Valdemar Schultz do Colégio Pastor Dohms, Jaclene Leitzke do Colégio Sinodal da Paz, Eloir Enio Weber do Colégio Sinodal de São Leopoldo, Édson Márcio Reginaldo do Instituto Ivoti, Jociely Jacob Ponath do Colégio Sinodal do Salvador, Antonio Carlos Oliveira das Faculdades EST, Kassiane Schwingel do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), Rogério Oliveira de Aguiar e Angelique van Zeeland da FLD. 

O GT tem por objetivo: reunir e divulgar iniciativas existentes nas escolas da RSE, na temática da Educação para a Solidariedade e Paz; divulgar subsídios e aprofundar o trabalho com esta temática; e ampliar parcerias entre escolas e instituições diaconais e departamentos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Na reunião foram discutidas a divulgação da proposta, das experiências que já acontecem nas escolas, dos programas e projetos apoiados pela FLD, COMIN e CAPA. O diretor do Colégio Sinodal, Ivan Renner, enfatizou a importância da iniciativa. O pastor Eloir apresentou o trabalho da Pastoral realizado no Colégio Sinodal e um professor e duas alunas do Grêmio Estudantil falaram sobre o trabalho de voluntariado na escola. 

Educacao-para-solidariedade-2

A próxima reunião está agendada para 19 de novembro no Colégio Sinodal da Paz em Novo Hamburgo.