DOAR AGORA

Comercialização e sustentabilidade nas discussões dos empreendimentos de Economia Solidária

Comercialização e sustentabilidade nas discussões dos empreendimentos de Economia Solidária
10 de outubro de 2019 fld

No 30 de setembro, a Rede de Comércio e Solidário da FLD promoveu a 2ª Oficina sobre o Plano de Sustentabilidade, na cidade de Itajaí (SC), com a participação de 17 pessoas, 15 mulheres e 2 homens, de nove empreendimentos da Economia Solidária, de Santa Catarina e do Paraná. Na agenda, a discussão sobre avanços e desafios na área de comercialização, sobre propostas diferenciadas de comercialização e sobre as ações de implementação dos planos de sustentabilidade elaborados em março, na primeira oficina.

Como usual, os lanches e o jantar foram fornecidos por um dos empreendimentos locais.

Encontro Geral

O Encontro Geral da Rede de Comércio Justo e Solidário SC/PR foi realizado no dia seguinte, dia 1º de outubro, com a presença de 24 pessoas de 14 empreendimentos. As discussões foram em torno das atividades realizadas até agora, o planejamento para 2020 e a prestação de contas do Fundo Solidário, criado para dar sustentabilidade à rede. Também houve a apresentação do Programa de Pequenos Projetos da FLD e informações sobre a elaboração de projetos, além da análise de estratégias alternativas de apoio para os principais desafios dos empreendimentos econômicos solidários.

No dia 2, foram feitas visitas em Blumenau. Representantes da FLD, do Conselho Gestor da Rede de Comércio Justo e Solidário e de empreendimentos de Blumenau conversaram com o diretor Escola Barão do Rio Branco, da Rede Sinodal de Educação, Marcos da Silva, e com o pastor da Pastoral Escolar, Gilson Hoepfner. O objetivo foi apresentar as propostas da Rede de Comércio Justo e Solidário e o projeto Educação para a Solidariedade e Paz, conduzido pela FLD em parceria com a Rede Sinodal de Educação.

Outra visita foi feita ao empreendimento Enloucrescer (Associação de Amigos, Familiares e Usuários do Serviço de Saúde Mental), que produz, por meio da arte terapia, tecidos com tear, pintura em tela, costura em tecido, mosaico de azulejos e cerâmica

À tarde, aconteceu a reunião com a professora Dra. Cláudia Sombrio Fronza e o professor Dr. Valmor Schiochet, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O roteiro das visitas finalizou com as mulheres do empreendimento Verbo Tecer na Vitrine da Economia Solidária, com um café e conversa.