DOAR AGORA

Apresentação na Holanda de projetos apoiados pela organização MOV

Apresentação na Holanda de projetos apoiados pela organização MOV
7 de janeiro de 2019 zweiarts

Desde 2013, a organização holandesa Missie, Ontwikkeling en Vrede (MOV), Missão, Desenvolvimento e Paz, em português, vem apoiando projetos no Brasil, por meio do Programa de Pequenos Projetos (PPP) da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). No dia 16 de janeiro, a assessora programática da FLD, Angelique van Zeeland, apresentou em Landerd, na Holanda, o andamento e resultados desses projetos apoiados. O evento foi organizado pela MOV e contou com a presença de 80 pessoas da comunidade local.

Os primeiros projetos apoiados envolveram catadoras e catadores de materiais recicláveis e grupos e redes de economia solidária. Atualmente, estão em andamento outros três projetos: uma construção sustentável em uma Escola Família Agrícola; a ampliação e qualificação de espaços para melhorar o atendimento a crianças, em uma instituição diaconal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; e o apoio à confecção e comercialização de artesanato indígena, e aquisição de ferramentas de áudio visual para uma comunidade indígena Guarani Mbyá.

Bicicletas e arrecadação de recursos

Anualmente, a MOV promove eventos para mobilização de recursos, organizados por pessoas voluntárias. Nesses eventos, as pessoas andam de bicicleta ou realizam uma caminhada, e os valores arrecadados com inscrições e lanches são revertidos para projetos de desenvolvimento. Em geral são três projetos apoiados, em países em América Latina, África e Ásia. Pessoas e empresas da comunidade também realizam doações.

A organização holandesa recebe doações de heranças e de festas comemorativas, como casamentos e aniversários, quando as pessoas pedem, ao invés de presentes, doações para projetos de desenvolvimento.

No final da apresentação, além de as pessoas fazerem doações individuais, a MOV também repassou 500 Euros para o projeto Água para todas as pessoas, que será implementado pela FLD junto a uma comunidade no Pampa. O evento fortaleceu a parceria entre a FLD e a MOV e a solidariedade internacional.