DOAR AGORA

Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião terá Feira de Economia Popular Solidária

Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião terá Feira de Economia Popular Solidária
7 de junho de 2019 zweiarts

Empreendimentos da Rede de Comércio Justo e Solidário da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) estarão participando de 14 a 17 de agosto do VI Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, promovido pelo Núcleo de Pesquisa de Gênero da Faculdades EST (NPG), com uma feira de Economia Popular, Solidária e Agroecológica. Para planejar a feira e conhecer a proposta da Rede de Comércio Justo e Solidário, foi realizado na manhã de 4 de junho, em São Leopoldo (RS), o Seminário de Economia Popular, Solidária e Agroecológica.

No seminário, conduzido pela teóloga Marli Brun, do Programa de Gênero e Religião da EST, pela assistente social Sueli Angelita da Silva, da Associação dos Artesãos da Feitoria, e pela economista Angelique van Zeeland, assessora programática da FLD, houve a reflexão sobre os temas gênero, religião e economia popular solidária, tendo como referência os eixos do congresso – vulnerabilidade, resistência e justiça –, relacionando-os com a agroecologia. Posteriormente, Solange Carmen Manica falou sobre a proposta da Rede Estadual de Trocas Solidárias. Rosana Kirsch, Isabel Dias da Silva e Agda Santos compartilharam as experiências da Feira Viva, de Novo Hamburgo e do Grupo Araçá de Consumo Responsável, do Vale do Sinos.

À tarde, foi realizada uma reunião com a participação de representantes do NPG, do Grupo de Pesquisa Identidade, da FLD, de empreendimentos econômicos solidários da Rede de Comércio Justo e Solidário e de coordenações pedagógicas do Colégio Sinodal de São Leopoldo. O objetivo foi planejar oficinas para alunas e alunos ministradas por integrantes de Empreendimentos Econômicos Solidários.

Da Rede de Comércio Justo e Solidário estiveram representados e compartilharam experiências os seguintes empreendimentos da Associação de Empreendimentos de Economia Solidária de São Leopoldo: Grupo Girassol (Eunice Teresinha Pedroso, Bernadete Martins); Artesanato (Sereni Terezinha Adam Kelsch); Grupo Pé por Pé (Cacilda Rodrigues Barcelos); Grupo Um só coração (Ana Maria Cardoso dos Santos); Associação dos Artesãos da Feitoria (Sueli Angelita da Silva); Grupo Mãos Dadas e da Rede de Trocas Solidárias (Mariza Karrer) e Geni Rosângela Dias do Grupo Mãos Unidas; Cooperativa Vida Saudável de Canoas (Leide Rosa Toniolo da Silva) e Associação das Bordadeiras Tecendo Memórias de Ivoti (Vera Regina Koch Schneider). Tânia da Silveira representou o Grupo Identidade da Faculdades EST.