DOAR AGORA

Criação de frangos caipiras garante renda extra e mais qualidade de vida

Criação de frangos caipiras garante renda extra e mais qualidade de vida
21 de maio de 2019 zweiarts

No dia 14 de maio, o Capa Núcleo Verê (PR) recebeu visita de uma equipe técnica e Coordenação do CAPA Núcleo de Marechal Cândido Rondon (PR), com o objetivo de observar a experiência do projeto de criação de frangos caipiras, desenvolvido pelo CAPA na região, em parceria com a prefeitura de Verê e Cresol.

A equipe pode debater sobre a documentação e os trâmites legais para cadastramento das propriedades junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), garantindo a produtoras e produtores a legalidade da criação perante o Programa de Sanidade Avícola.

Após, foram realizadas visitas a famílias agricultoras, para observar as técnicas utilizadas na criação e no manejo sanitário das aves. A agricultora Leonice Munaro contou sobre a importância que o projeto teve na propriedade, melhorando a qualidade de vida e garantido um incremento na renda da família. A principal renda vinha da produção de leite, porém, por problemas de saúde, a família se viu na necessidade de buscar uma alternativa que gerasse renda com pouca mão de obra e que se encaixasse na agricultura familiar com pequenas áreas de terra.

O grupo de Marechal Cândido Rondon também conheceu as propriedades da família Santoro, da família Dalpra e da família Vargas, que trabalham com criação de frango caipira destinado à produção de carne.

Texto e fotos: CAPA Núcleo Verê