DOAR AGORA

FLD integra programação do 1º Congresso Internacional de Educação no Colégio Teutônia

FLD integra programação do 1º Congresso Internacional de Educação no Colégio Teutônia
21 de fevereiro de 2020 fld

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) participou, entre os dias 13 e 14 de fevereiro de 2020, por meio de oficina e de exposições da Rede de Comércio Justo e Solidário e da Nem Tão Doce Lar, do 1º Congresso Internacional de Educação, realizado no Colégio Teutônia, em Teutônia (RS). Essas ações integram o projeto Educação para a Solidariedade e Paz, uma iniciativa da FLD e da Rede Sinodal de Educação (RSE).

Com o tema Humanizar: saber com sabor, o evento contou com a participação de 500 educadoras e educadores de escolas da rede pública e da rede privada. Segundo a coordenadora do evento, Andrea Wallauer, o encontro foi marcado por discussões que, além de fazerem parte do cotidiano escolar, trazem inquietações sobre o que precisa ser melhorado no processo de ensino e de aprendizagem.

Além das seis palestras oferecidas, outras 19 oficinas/cartografias foram oferecidas com diferentes enfoques. Entre elas, a oficina Justiça de Gênero nas relações familiares e sociais, ministrada para 31 congressistas pelo assessor de projetos da FLD, Rogério Oliveira de Aguiar.

A professora Aline Feldens celebrou a oportunidade da FLD fazer parte da programação. “Ela trouxe grande riqueza ao evento por tratar de temas significativos e por abrir espaços de diálogos, que contribuem para que possamos respeitar cada vez mais as diversidades”.

Mônica Seben de Azevedo, integrante da Associação Construção de Porto Alegre (RS), representou a organização pela Rede pela primeira vez em um evento. “Foi uma experiência gratificante. Me senti acolhida e as pessoas participantes se mostraram interessadas em conhecer o trabalho dos empreendimentos. É muito bom poder participar de espaços que respeitam e valorizam nosso modo de trabalho.”

Inésia Ficelix, artesã do grupo AMES, também de Porto Alegre, agradeceu pela oportunidade de participar do congresso. “Atuei diretamente na comercialização de produtos dos empreendimentos e no diálogo com as participantes do evento. Foi uma experiência enriquecedora, onde pudemos apresentar os nossos produtos dentro de uma comercialização justa.”

O 1º Congresso Internacional de Educação foi promovido pelo Colégio Teutônia, com o apoio da Administração Municipal e da Associação dos Professores Municipais, e contou com patrocínio da Editora Moderna.