FLD integra programação do 1º Congresso Internacional de Educação no Colégio Teutônia

Notícias

FLD integra programação do 1º Congresso Internacional de Educação no Colégio Teutônia

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) participou, entre os dias 13 e 14 de fevereiro de 2020, por meio de oficina e de exposições da Rede de Comércio Justo e Solidário e da Nem Tão Doce Lar, do 1º Congresso Internacional de Educação, realizado no Colégio Teutônia, em Teutônia (RS). Essas ações integram o projeto Educação para a Solidariedade e Paz, uma iniciativa da FLD e da Rede Sinodal de Educação (RSE).

Com o tema Humanizar: saber com sabor, o evento contou com a participação de 500 educadoras e educadores de escolas da rede pública e da rede privada. Segundo a coordenadora do evento, Andrea Wallauer, o encontro foi marcado por discussões que, além de fazerem parte do cotidiano escolar, trazem inquietações sobre o que precisa ser melhorado no processo de ensino e de aprendizagem.

Além das seis palestras oferecidas, outras 19 oficinas/cartografias foram oferecidas com diferentes enfoques. Entre elas, a oficina Justiça de Gênero nas relações familiares e sociais, ministrada para 31 congressistas pelo assessor de projetos da FLD, Rogério Oliveira de Aguiar.

A professora Aline Feldens celebrou a oportunidade da FLD fazer parte da programação. “Ela trouxe grande riqueza ao evento por tratar de temas significativos e por abrir espaços de diálogos, que contribuem para que possamos respeitar cada vez mais as diversidades”.

Mônica Seben de Azevedo, integrante da Associação Construção de Porto Alegre (RS), representou a organização pela Rede pela primeira vez em um evento. “Foi uma experiência gratificante. Me senti acolhida e as pessoas participantes se mostraram interessadas em conhecer o trabalho dos empreendimentos. É muito bom poder participar de espaços que respeitam e valorizam nosso modo de trabalho.”

Inésia Ficelix, artesã do grupo AMES, também de Porto Alegre, agradeceu pela oportunidade de participar do congresso. “Atuei diretamente na comercialização de produtos dos empreendimentos e no diálogo com as participantes do evento. Foi uma experiência enriquecedora, onde pudemos apresentar os nossos produtos dentro de uma comercialização justa.”

O 1º Congresso Internacional de Educação foi promovido pelo Colégio Teutônia, com o apoio da Administração Municipal e da Associação dos Professores Municipais, e contou com patrocínio da Editora Moderna.