DOAR AGORA

Conselho Deliberativo da FLD se reúne por videoconferência para sua XXI Assembleia Ordinaria

Conselho Deliberativo da FLD se reúne por videoconferência para sua XXI Assembleia Ordinaria
18 de maio de 2020 fld

A XXI Assembleia Ordinária do Conselho Deliberativo da Fundação Luterana de Diaconia (FLD)  aconteceu na manhã do dia 13 de maio, por meio de videoconferência, com o apoio logístico da Secretaria Geral da IECLB. Participaram as oito conselheiras e os nove conselheiros, representando os 17 sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), bem como a membresia nata, formada por representação da Coordenação de Diaconia e Inclusão, Conselho da Igreja e da Secretaria Geral da IECLB.

Também participaram a diretoria e coordenação ampliada da FLD, coordenações de COMIN e CAPA, representantes dos conselhos de COMIN e CAPA, secretaria, assessoria jurídica e contábil. A assembleia foi presidida e coordenada por Alecio Patzlaff, presidente do Conselho, representando o Sínodo Nordeste Gaúcho. O conselho deliberativo analisou e aprovou os relatórios narrativo, financeiro e orçamento 2019 e o plano de ação e orçamento 2020.

A pastora Cibele Kuss, secretária Executiva de FLD-COMIN-CAPA, apresentou o Relatório Narrativo 2019, ressaltando os resultados alcançados nas áreas de incidência, com a participação da instituição no Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), e em ações internacionais junto à União Europeia. Na área programática, o destaque foi para os processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA) e para os resultados do Programa de Pequenos Projetos (PPP). As coordenações de CAPA e COMIN salientaram os alcances e desafios nos campos da defesa dos direitos indígenas e da promoção da agroecologia.

O pastor Marcos Bechert, secretário geral da IECLB, manifestou-se em apoio e reconhecimento ao trabalho diaconal apresentado:  “Os desafios gerados pelo contexto da pandemia impactaram o plano de ação 2020 e preocupam de sobremaneira a sustentabilidade diaconal e financeira da FLD-COMIN.CAPA. Algumas iniciativas, que já estão em curso, incluem apoios a projetos via editais e apoios pontuais, além da distribuição de cestas básicas à famílias em situação de vulnerabilidade social, como comunidades indígenas, kilombolas, assentamentos e acampamentos da reforma agrária, empreendimentos econômicos solidários e cooperativas e associações de catadoras e catadores de materiais recicláveis do Rio Grande do Sul e do Paraná.

A diaconia transformadora de Jesus é misericórdia, compaixão e coragem alentadora para o trabalho em 2020. O acompanhamento e apoio de conselheiras e conselheiros são imprescindíveis para atravessarmos esse difícil momento. Deus é nosso guia.

  • Mais informações sobre Diretoria e Conselhos estão disponíveis AQUI.