DOAR AGORA

Rede de Diaconia promove live para marcar o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Rede de Diaconia promove live para marcar o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
17 de maio de 2021 zweiarts

No próximo 18 de maio, às 19h, a Rede de Diaconia realizará uma transmissão ao vivo, através da página do Facebbok e canal do Youtube da FLD, sobre um tema necessário e delicado. Marcando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes o objetivo é promover a conscientização e a reflexão sobre uma das formas mais cruéis de violação de direitos que esse público está exposto.

A live terá a mediação de Fernandes Vieira dos Santos, ABEFI/ Lar Padilha e a participação da Profa. Martha Giudice Narvaz, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Josefa Maria da Silva, da Associação Luterana Pró Desenvolvimento e Universalização de Direitos Sociais (PE) e do Luciano Luís Ferreira, do Conselho Tutelar, Afonso Cláudio/ES.

A data foi instituída no ano de 2000, para manter acesa a memória de um crime bárbaro ocorrido em 1973, em 18 de maio, quando a menina Araceli, de apenas oito anos, foi abusada sexualmente e brutalmente assassinada. Dar visibilidade ao dia 18 de Maio é importante para que a sociedade se envolva de forma efetiva nessa luta. A reflexão sobre a importância dessa data é necessária para as instituições diaconais e demais organizações da sociedade civil, comunidades religiosas e organizações governamentais.

É fundamental estar preparadas e preparados para identificar os sinais sutis dessa violência, conhecer os mecanismos e canais de denúncias e saber como utilizá-los, levando essas informações para o maior número de pessoas possível. O compromisso com o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes deve ser de toda sociedade.