DOAR AGORA

Encontro da Rede de Comércio Justo e Solidário debate economia solidária no Sínodo Vale do Itajaí

Encontro da Rede de Comércio Justo e Solidário debate economia solidária no Sínodo Vale do Itajaí
21 de novembro de 2023 fld
POR COMUNICAÇÃO DO SÍNODO VALE DO ITAJAÍ

O Sínodo Vale do Itajaí e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) promoveram, no dia 18 de novembro, na Comunidade da Velha Central, em Blumenau/SC, o Encontro Sinodal de Comércio Justo, Consumo Responsável e Alimentação Saudável. As 50 pessoas presentes, entre lideranças de comunidades e setores de trabalho e pessoas empreendedoras da área, puderam interagir e participar de atividades, que tiveram como objetivo construir, de forma coletiva, estratégias e ações com relações justas de produção e distribuição de bens nos espaços da IECLB e instituições.

“A Rede de Comércio Justo e Solidário propõe outra forma de pensar o consumo, a partir de um compromisso social. A iniciativa também promove outra forma de consumo, mais consciente e responsável, aproximando consumidoras e consumidores de empreendimentos que produzem de forma associativa. Com isso é possível promover o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários, por meio de uma rede, e despertar a responsabilidade social nas pessoas”, afirmou a coordenadora da Rede em Santa Catarina, Márcia Souza.

Angelique van Zeeland, assessora programática da FLD, afirmou que a economia solidária é uma estratégia de transformação social e que a promoção da justiça socioambiental visa promover relações justas entre os grupos. Na oportunidade ela também frisou a função da Fundação Luterana de Diaconia e a parceria que realiza com diversas pessoas e empreendimentos. “A instituição promove processos educativos, de sensibilização para o consumo e adoção de hábitos sustentáveis, por meio de atividades de formação junto aos empreendimentos vinculados à rede”.

Junto ao encontro, aconteceu a Feira da Economia Solidária, com a venda de diversos produtos de artesanato, confecções e alimentos saudáveis agroecológicos de empreendimentos e cooperativas de Santa Catarina que fazem parte da Rede.

“Refletir e viver a economia solidária significa construir caminhos conjuntos para o cuidado com as pessoas e com o nosso planeta, inspirados no agir de Jesus Cristo e seu testemunho de amor, paz e justiça”, disse o pastor sinodal Alan Schulz

A pastora Márcia Helena Hülle, membro do Conselho Deliberativo da FLD, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância dos inúmeros projetos para as pessoas e seus contextos, temas e necessidades. Disse que é preciso valorizar e apoiar temas como sustentabilidade, cooperativismo, diaconia e justiça entre homens e mulheres.

 

Foto: Tobias Mathies