DOAR AGORA

Exposição Nem Tão Doce Lar recebe 100 estudantes no Vale do Sol (RS)

Exposição Nem Tão Doce Lar recebe 100 estudantes no Vale do Sol (RS)
2 de dezembro de 2022 fld

Entre os dias 8 e 9 de novembro, a jornada Nem Tão Doce Lar passou pela cidade de Vale do Sol (RS), no âmbito do Sínodo Centro Campanha Sul. As atividades, que incluem oficina de formação para acolhedoras e acolhedores, abertura da exposição para visitação e rodas de diálogo, buscam sensibilizar a sociedade para o tema da superação da violência doméstica e familiar.

Vinte profissionais da assistência social, da saúde e da educação participaram da formação realizada no dia 8. Já a exposição, que esteve aberta para visitação nos dias 8 e 9 de novembro, recebeu turmas de estudantes da Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol) e da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc).

Durante a jornada, livretos da Nem Tão Doce Lar – Uma vida sem violência é um direito humano foram entregues a educadoras e educadores para serem utilizados como subsídio nas formações sobre o tema dentro das escolas, – conforme previsto na Lei 14.164/21. Tal decreto altera a Lei 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica e instituir a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser celebrada todos os anos no mês de março.

Tanto a oficina de formação quanto a montagem dos cenários que compõem a casa foram desenvolvidos no espaço cultural da Efasol.

A realização é resultado da parceria entre a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), a Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), a Associação de Mulheres Agricultoras (AMA) e apoio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB) por meio do fundo de trabalho com vítimas de violência doméstica constituído a partir do plano de ofertas nacional.