Solidariedade a a Mirtes Renata Souza e sua família pela perda irreparável do pequeno Miguel Otávio

Notícias

Solidariedade a a Mirtes Renata Souza e sua família pela perda irreparável do pequeno Miguel Otávio

NOTA DA COALIZÃO NEGRA POR DIREITOS POR JUSTIÇA PARA MIGUEL OTÁVIO!

 

A Coalizão Negra por Direitos se solidariza com a dor profunda de Mirtes Renata Souza e sua família pela perda irreparável do pequeno Miguel Otávio. Estamos, todas/os nós ao lado de sua família por justiça e apuração isenta dos fatos desencadeados pela postura criminosa de Sari Gaspar Corte Real, que ceifaram a infância, a adolescência e a vida adulta de Miguel Otávio. Impunidade nunca, esquecimento jamais!

A Coalizão Negra por Direitos é uma articulação nacional de organizações, entidades e coletivos de movimento negro, de todo o país, criada em 2019 e que vem atuando em âmbito nacional e internacional com ações de denúncia e incidência política para o combate ao racismo no Brasil.

Sobre o caso do pequeno Miguel, vimos que todas as imagens que registram os últimos minutos da criança não deixam qualquer dúvida sobre a responsabilidade de uma mulher adulta, “empregadora” e membro da elite política local na morte desse nosso menino, desse nosso filho, desse nosso futuro. Impunidade nunca, esquecimento jamais!

Mirtes, mãe, empregada doméstica, estava naquele lugar para, seguramente, dar ao seu filho o melhor que podia, queria e tinha o direito de querer dar. Essa é a vida diária de mais de 2 milhões e 700 mil trabalhadoras domésticas negras no país, a maior categoria profissional feminina do Brasil!

Sabemos que, neste país, o emprego doméstico mal remunerado, sem proteção social, abusivo e racista em suas relações é uma das formas mais perversas de dizer à população negra, e às mulheres negras em especial, que não há outra existência possível que não a servidão e a humilhação.

Mas Mirtes, nós queremos dizer a você que estaremos ao seu lado, exigindo que haja uma punição justa aos culpados. Você fez, por cinco anos, o seu melhor, e nós estamos aqui para dizer: o seu pedido de justiça e dignidade é uma ordem! E está na hora da “empregadora” cumprir essa ordem publicamente. Estamos juntas e juntos na sua luta por justiça e dignidade.

Miguel Otávio vive entre nós agora e sempre!
Vidas Negras Importam!
Vidas de crianças, adolescentes e jovens negros/as importam ainda mais!

Fonte: Coalizão Negra Por Direitos