DOAR AGORA

FLD-CAPA promovem oficina sobre crédito com cooperativas da agricultura familiar

FLD-CAPA promovem oficina sobre crédito com cooperativas da agricultura familiar
2 de junho de 2020 fld

O grupo de trabalho Comércio Justo e Comercialização Solidária da FLD (Fundação Luterana de Diaconia) e do CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia) promoveu, no dia 28 de maio, oficina sobre Acesso a Créditos para Cooperativas da Agricultura Familiar.

A oficina teve o propósito de abordar e debater, entre outros, o funcionamento do sistema financeiro nacional relativo ao crédito a pequenas cooperativas da agricultura familiar, os principais problemas que impedem o acesso a esse tipo de crédito e mecanismos para superar tais dificuldades. Também foram apresentadas as principais linhas de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e simulações de operações de crédito.

Participaram 28 pessoas da equipe da FLD-CAPA de Marechal Cândido Rondon (PR), Verê (PR), Erexim (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Pelotas (RS) e Porto Alegre (RS), além da direção de cooperativas de agricultura familiar assessoradas pelo CAPA.

A oficina foi coordenada por Angelique van Zeeland, assessora programática da FLD, e teve a assessoria do engenheiro agrônomo, mestre em Desenvolvimento Rural e doutor em Políticas Sociais e Direitos Humanos José Miguel Pretto.

#AgriculturaFamiliar #Cooperativismo #Cooperativas #Pronaf #FLD-CAPA #AgriculturaSustentável #AgroecologiaÉoCaminho