DOAR AGORA

Nem Tão Doce Lar retoma atividades presenciais

Nem Tão Doce Lar retoma atividades presenciais
24 de novembro de 2021 fld

No dia 17 de novembro, no Centro de Convivência Antenor Montigny da Silva, em Horizontina (RS), aconteceu a oficina para preparação de acolhedoras e acolhedores da Nem Tão Doce Lar. A formação foi assessorada pela FLD através do assessor de projetos em Diaconia e Direitos Humanos, Rogério Oliveira de Aguiar. A oficina teve duração de dois turnos. 

A abertura oficial da exposição ao público aconteceu às 9 horas do dia 19 de novembro, com presença do prefeito Jones Cunha, representantes do CRAS, Brigada Militar, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Departamento de políticas para as mulheres, Conselho  Municipal de Direitos da Mulher COMDIM, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Poder Judiciário e do Ministério Público, além do Poder Legislativo. O evento deu início às atividades alusivas aos 21 dias de ativismo pelo fim do racismo e da violência contra as mulheres no município.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 26 de novembro e sua programação também conta com as palestras da Dra Cátia Paula Saft, Juíza do Juizado da Infância e Adolescência, e da Major Vanessa Peripolli do 4° Batalhão Regional da Brigada Militar, responsável pelas ações da Patrulha Maria da Penha.

A Nem Tão Doce Lar envolve uma metodologia desenvolvida pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) de intervenção coletiva para a superação da violência familiar. Trata-se de uma mostra itinerante, que populariza o debate sobre a violência doméstica, familiar e de gênero, na perspectiva da efetivação das políticas públicas, constituição de redes de apoio e empoderamento de grupos de mulheres.

Programação FLD-COMIN-CAPA para os 21 dias de ativismo

25/11: 

  • 12h – Ato unificado em frente ao Palácio Piratini (Porto Alegre/RS) em homenagem às vítimas do feminicídio no estado (Levante Feminista Contra o Feminicídio RS)
  • 13h – Mesa temática superação da violência doméstica e familiar realizada pela Obra Missionária Evangélica da Baixa Saxônia (OMEL)
  • 19h – Culto de 15 anos da Nem Tão Doce Lar pelo canal do Youtube da IECLB. CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR.
  • 20h – Apresentação e lançamento da Lupa Feminista Contra o Feminicídio (Levante Feminista Contra o Feminicídio RS)
  • Ação COP de Gênero – Atuando Unidas pela Justiça de Gênero (ACT Aliança); pintar um banco de vermelho e promover espaços de reflexão
  • 21h – Live de abertura da Mostra Artística Primavera (Levante Feminista Contra o Feminicídio RS)
  • Apresentação da metodologia Nem Tão Doce Lar em painel virtual temático da Obra Missionária Evangélica Luterana na Baixa Saxônia (OMEL)/Alemanha

9/12: Roda de diálogo dos homens da FLD-COMIN-CAPA com integrantes do Comitê Gaúcho do Eles por Elas (He for She) sobre a Companha do laço branco – mobilização de homens pelo fim da violência contra as mulheres

10/12: Live do Fórum Inter Religioso e Ecumênico do RS (Fire), com o tema Religiões e superação das violências – fechamento das atividades alusivas aos 21 dias de ativismo.

 Apoie Projetos de Vida

A Campanha Projetos de Vida está vinculada ao Programa de Pequenos Projetos da FLD, que concede apoio a iniciativas de combate à violência contra as mulheres, como o “Fuxica Daqui, Fuxica de Lá: Nenhuma Preta vai Tombar!” da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, cujo objetivo é contribuir para a visibilização da luta pela erradicação da violência contra mulheres, sobretudo negras cis e trans. Através da sua doação é possível potencializar os apoios. Conheça, doe e compartilhe! doe.fld.com.br ou PIX – chave CNPJ 04.358.174/0001-81