DOAR AGORA

VI Plenária Nacional de Economia Solidária debate estratégias de resistência e alternativas à crise do capitalismo

VI Plenária Nacional de Economia Solidária debate estratégias de resistência e alternativas à crise do capitalismo
9 de dezembro de 2022 fld

Evento realizado em Brasília (DF), entre os dias 6 e 9 de dezembro, foi organizado pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), do qual a FLD faz parte como integrante da coordenação nacional. Ao todo, 225 delegadas e delegados representantes de empreendimentos econômicos solidários, de entidades de apoio e fomento e da gestão pública dos 26 estados brasileiros estiveram presentes.

Angelique van Zeeland, assessora programática da FLD, esteve no encontro representando a instituição. Segundo ela, diversos fóruns, redes e empreendimentos da economia solidária de várias regiões do Brasil e apoiados pelo  Programa de Pequenos Projetos (PPP) puderam participar. “A Fundação acompanhou e participou de todas as fases da plenária e apoiou a realização de encontros territoriais e estaduais, que contribuíram na construção do grande encontro”, afirma.

Neli Medeiros, presidente da Cooperativa Solidária dos Trabalhadores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli), e Angelique van Zeeland, da FLD

Neli Medeiros, presidente da Cooperativa Solidária dos Trabalhadores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli), que teve seu primeiro equipamento adquirido com apoio da FLD, foi uma das participantes. Vinda de Belo Horizonte (MG), ela defendeu um olhar mais atencioso para as mulheres. “A Economia Solidária é o que nos fortalece. Somos mães, chefes de família, precisamos gerar emprego e renda”, comenta.

Joana Louback, integrante do Fórum Mineiro de Economia Solidária, já havia participado do primeiro encontro em 2003. Neste ano, ela retornou para discutir os rumos do movimento como representante da Aprender Produzir Juntos (APJ), que também já recebeu apoio via PPP, assim como o Fórum Mineiro de Ecosol e o Fórum do Vale do Mucuri de Ecosol de MG. “Na Economia Solidária, a centralidade é para o bem viver. Por isso, queremos leis e recursos, para que ela seja transformada em um modelo de desenvolvimento para o nosso país”, pontua.

Joana Louback, integrante do Fórum Mineiro de Economia Solidária

Maria Odília Rogado da Silva, do projeto Reconstruir caminhos para o Bem Viver

Representantes de outros fóruns apoiados pelo PPP também estiveram presentes, como Maria Odília Rogado da Silva, do Fórum Estadual de Ecosol de Goiás. O apoio recebido possibilitou a realização de plenárias de âmbito local e estadual, que contribuíram na construção da VI Plenária Nacional, e a rearticulação do Fórum Goiano de Economia Solidária. Para ela, que também é coordenadora do projeto Reconstruir Caminhos para o Bem Viver e do Instituto Rede Solidária Berço das Águas, esse tipo de evento tem um grande potencial de colaborar no fortalecimento da causa e na incidência para a criação de políticas públicas de apoio e de fomento.

Outros empreendimentos integrantes da Rede de Comércio Justo e Solidário, como Toque de Anjos, de Porto Alegre (RS), Erva Doce Artesanato e Alegria entre Linhas, de Curitiba (PR), também marcaram presença.

Foram debatidas estratégias de fortalecimento do movimento da Economia Solidária e das políticas públicas para respostas efetivas aos problemas da classe trabalhadora frente a ampliação das desigualdades e agravamento da fome. Entre os encaminhamentos estão a criação de um grupo para acompanhar o Projeto de Lei da Economia Solidária que tramita no Congresso; e a criação de um grupo de trabalho para discutir questões relacionadas à seguridade social das pessoas que trabalham nos empreendimentos da Economia Solidária.

 

Veja mais fotos: