DOAR AGORA

Fundação Luterana de Diaconia

Fundação Luterana de Diaconia
5 de agosto de 2022 fld

Caravana ecumênica, formada por lideranças religiosas de todas as partes do país, presta solidariedade aos povos Guarani e Kaiowá do Mato Grosso Do Sul

Diante dos recentes episódios de violações dos direitos dos povos Guarani e Kaiowá do Mato Grosso do Sul, o Fórum Ecumênico ACT Brasil (FEACT), do qual FLD-COMIN-CAPA faz parte, enviou Caravana Ecumênica ao estado para prestar solidariedade aos povos e ouvir seus clamores. Entre os dias 20 e 22 de julho, o grupo formado por lideranças religiosas de várias partes do país visitou áreas de retomada indígena em Coronel Sapucaia, Amambai e Dourados. Esteve junto o presidente do Conselho de FLD-COMIN, P. Cristov Kayser.

A Caravana levou doações de alimentos às comunidades, manifestou seu apoio incondicional aos povos Guarani e Kaiowá e se comprometeu a levar seus relatos para instâncias nacionais e internacionais – como a ACT Alliance, a Comunhão Mundial de Igrejas Reformadas (CMIR), o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Conferência de Lambeth, a Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina (Aipral) e o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH). 

A Caravana Ecumênica foi realizada pelo FEACT e teve apoio de Misereor e Pão para o Mundo.

Jovens da Paróquia Evangélica de Giruá visitam sede da FLD

25 jovens da Paróquia Evangélica de Giruá (RS) conheceram programas, iniciativas e projetos executados em todo o território nacional pela FLD-COMIN-CAPA, na tarde do dia 26 de julho. 

“A gente pode perceber ações que podemos fazer lá na nossa comunidade, que às vezes são pequenas, mas podem ser muito importantes”, comentou Luiza Mayer, de 16 anos.

Nem Tão Doce Lar

A Jornada Nem Tão Doce Lar, que envolve um conjunto de atividades para sensibilizar a sociedade sobre o tema da superação da violência doméstica e familiar, esteve, entre os dias 1 e 5 de agosto, em Brasília e passará por Goiânia entre os dias 22 e 28. Neste ano, a iniciativa já foi levada a Ariquemes (RO), São Luís (MA) e Afonso Cláudio (ES). As atividades realizadas neste ano têm apoio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB), por meio do Fundo de trabalho com vítimas de violência doméstica, constituído a partir do plano de ofertas nacional.

Agenda para os próximos meses:

  • Agosto: Distrito Federal e Goiás
  • Setembro: Minas Gerais
  • Novembro: Rio Grande do Sul

 Participações 

Entre os dias 4 e 8 de julho, a FLD participou, por meio da presença da assessora de Projetos em Justiça de Gênero, Renate Gierus, da quarta reunião latino-americana da CoP, realizada pela Comunidade de Prática de Gênero (CoP) da ACT Alliance, em Lima, Peru. O evento teve por objetivo debater os desafios enfrentados pela justiça de gênero na região latino-americana e fundamentar teologicamente as respostas para enfrentar o fundamentalismo.